terça-feira, agosto 30, 2011

Economics as if People Mattered

O próximo convidado do ciclo "Ambiente: Porquê Ler os Clássicos?" é Satish Kumar, indiano radicado no Reino Unido, conhecido por trazer uma dimensão de espiritualidade ao movimento ambiental. Satish Kumar vai falar sobre SMALL IS BEAUTIFUL: Economics as if People Mattered, obra de referência de E. F. Schumacher, que em 1973 já antecipava o conceito de Desenvolvimento Sustentável.

A conferência de Satish Kumar realiza-se a 2 Setembro, sexta-feira, às 18h, no Auditório 3, e também pode ser acompanhada em directo na internet.

quinta-feira, agosto 25, 2011

O Estado do Mundo

No âmbito de um ciclo dedicado ao realizador tailandês Apichatpong Weerasethakul, a Cinemateca Portuguesa vai exibir nos dias 13 e 16 de Setembro o filme "O Estado do Mundo", produzido em 2007 por ocasião dos 50 anos da Fundação Gulbenkian e que conta com uma curta-metragem de Apichatpong Weerasethakul intitulada "Luminous People".

quinta-feira, agosto 18, 2011

A experiência da Índia


Foto: Luís Miguel Veloso
(...) O que te aconteceu na Índia? Fiz uma experiência. Que experiência? A experiência da Índia. E em que consiste a experiência da Índia? Consiste em fazer a experiência daquilo que a Índia é. E o que é a Índia? Como hei-de dizer-te? A Índia é a Índia. (...)
Alberto Moravia in "Uma ideia da Índia"

sexta-feira, agosto 12, 2011

Armistício

Ela não parava de vociferar, transtornada. E ele calado a ouvir, sem tentar reagir, parado a olhá-la.
E ela muito zangada a refilar, ignorando as testemunhas involuntárias sentadas na mesma esplanada que ouviam o seu desabafo cada vez mais descontrolado.
E ele continuava calado a olhá-la, a anuir com a cabeça enquanto recebia o impacto daquelas palavras azedas no peito, à espera do momento certo para a intervenção que preparava em silêncio, imune à insistência dela, que continuava de cabeça perdida à procura de uma reacção que explodisse numa discussão onde talvez acreditasse ajustar as contas.

Às tantas ela calou-se e em toda a esplanada a expectativa aumentou, mal disfarçada nos rostos de quem fazia de conta nem perceber do que se tratava.
E ele levantou-se da cadeira, sem proferir uma palavra, e estendeu o braço e percorreu-lhe o rosto com uma carícia suave enquadrada por um sorriso que a desarmou.
E foi então que a beijou à vista de todos e a discussão acabou mesmo antes de poder começar.

quinta-feira, agosto 11, 2011

nodnoL (do avesso)

We asked to be heard - you refused
We asked for justice - you call it anarchy
We asked for freedmon - you called it licence

quarta-feira, agosto 10, 2011

Splendid lantern shark (etmopterus splendidus), vais demorar muito?!


Tubarão raro que brilha no escuro e pode tornar-se “invisível”

(Não só brilha no escuro, como também os seus efeitos de luz
criam um “manto da invisibilidade” que o protege de predadores)



domingo, agosto 07, 2011

Escutar


«Voltei ao sítio, já o Sol se pusera, lancei o anzol e esperei.
 Não creio que exista no mundo um silêncio mais profundo que o silêncio da água.
 Senti-o naquela hora e nunca mais o esqueci.»

Ficar ou partir

O pintainho Artur não estava confortável dentro do seu ovo. Crescera tanto que aquele quarto se tornava pequeno...

Dentro da casca Artur sentia-se a salvo, mas estava muito apertado. Já não cabia naquele quarto quente de paredes brancas, de forma que não teve outra solução a não ser sair dali. Descobriu então que habitava uma parte muito pequena de um mundo enorme e desconhecido que se abria perante os seus olhos pequenos e curiosos.

Coming home

Sigourney Weaver and Ridley Scott on the set of Alien